MODALIDADES DA EDUCAÇÃO SEGUNDO FREIRE
Na concepção freiriana, observamos o modo em que as modalidades de educação se apresentam. Tendo como principal fundamento a concepção: "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." (Paulo Freire)
Para o pensamento freiriano o homem é um ser da imcompletude, da inconclusão, inacabado, precisando a todo momento se construir. Porém o homem não se faz sozinho, ele constitui-se através da convivência com o outro e da mediação do mundo entre eles. Daí é que nasce a experiência de vida, da troca com o outro e do conhecimento do mundo, através das relações interpessoais que se dão em um espaço e em uma circunstância. Sendo o homem um ser da relação, essa relação não será neutra, pois há uma intencionalidade em tudo e em todos. Assim, para Freire, a educação é um processo onde as pessoas vão se completando, o conhecimento das pessoas constitui-se como educação informal, pois não nasce a partir de uma instituição e sim na informalidade do diálogo, do lar, da igreja, do círculo social.
Entretanto, é a consciência de nossa incompletude que nos faz aprender, que nos leva a buscar. Porém o que nos é ensinado vem carregado de interesses, principalmente políticos. A educação nunca serve a todos, implica opções, seleciona pessoas, tem forte ideologia e quer repassá-la o outros. Assim,esta educação denomina-se não formal, e acontece em empresas, na ciência, na política e em ONG's.
Porém ler o mundo se faz necessário, pois todos sabem mas não sabem que sabem, e para ajudar a aprender, é que se tem a educação formal, aquela que acontece na escola, formalmente, e que supostamente auxiliaria o homem a refletir sobre a sua ação pois esta é a sua função, escola é lugar disso, de reflexão e trasformação. Porém a escola tornou-se bancária, onde o professor acha que detém todo o saber e tenta depositá-lo no aluno, o que resulta em uma educação como mão de obra, um serviço, objetivando conteúdos vestibulares e esquecendo-se do papel de cidadania que a escola deve exercer. Afinal ninguém ensina ninguém, aprendemos juntos, ajudamos a aprender, este é o papel da escola. Ela deve ser lugar de confronto do conhecimento, de interesse e de compromisso, visando uma educação transformadora, que liberte e seja mais justa.
Paula Andreatti Margues
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