OFICINA DE BIOGRAFICZINES
Durante o quarto semestre de Pedagogia tivemos uma matéria sobre o Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a professora Marta Regina, um dos conteúdos que foram apresentado a nós foi a forma de como trabalhar biografia pessoal através de Fanzines.
Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine, mais propriamente da aglutinação da última sílaba da palavra magazine (revista) com a sílaba inicial de fanatic. Fanzine é portanto, uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor). Engloba todo o tipo de temas, assumindo usualmente, mas não necessariamente, uma determinada postura política, com especial incidência em histórias em quadrinhos (banda desenhada), ficção científica, poesia, música, feminismo, vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador e vídeo-games, em padrões experimentais.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fanzine)
A professora Marta Regina convidou o Professor Elydio dos Santos Neto e o desenhista Gazy Andraus para que trabalharem os BiografiCzines conosco. A nossa tarefa era produzir uma Biografia escolar em fanzine para apresentar à turma. Essa atividade fez com que nós pensassemos, resgatássemos em nossa memória recordações de nossa trajetoria escolar. Tivemos uma oficina de fanzine no dia 17/09/2012 com os professores Elydio, Marta e Gazy o primeiro passo era pensar no formato do fanzine, fomos apresentados desde os mais simples até os mais criativos tipos de fanzine.
Os professores nos deixaram bem a vontade, tiraram nossas dúvidas e nos ajudaram nas construções. No dia 24/09/2012 tivemos a socialização dos Fanzines com a turma e professores, foi bem divertido, pois pudemos dividir nossas histórias de vida e conhecer a dos colegas de classe.
Essa atividade sobre os Biograficzines pode ser trabalhada com a EJA de forma com eles pensem em suas vivencias, tristezas e experiencias de vida e abre a nós docentes de conhecer a vida dos nossos alunos da EJA. E partirmos desse conhecimento de suas vidas para que como mediadores, contribuirmos da melhor forma para a construção de conhecimentos desses alunos.
Renata Dominicheli e Bruna Landini
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