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quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Emile Durkheim

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/emile-durkheim-307266.shtml
Nascido em Épinal, no dia 15 de abril de 1858, iniciou seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris, indo depois para Alemanha. Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social, As regras do método sociológico, O suicídio, Formas elementares da vida religiosa, Educação e sociologia, Sociologia e filosofia. Morreu em Paris em 15 de novembro de 1917 e encontra-se sepultado no Cemitério do Montparnasse na capital francesa.
Para Durkheim, a educação é considerada como o fato social, isto é, se impõe. Desta maneira a ação educativa permitirá uma maior integração do indivíduo e também permitirá uma forte identificação com o sistema social. O individuo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende.
Entrevistamos o Professor Edson Fasano a respeito de seus pensamentos sobre Durkheim
ü  O que pensa sobre bagagem cultural?
Todos produzem cultura, todos trazem cultura diferentes. Justamente por sermos seres inacabados. Sempre construímos algo,o aprendizado. Mas a cultura é muito viva, o conhecimento é um processo permanente, por isso, ele não concorda com o termo bagagem cultural. Pois bagagem dá ideia de conhecimento acumulado, quantidade, o que na escola vai se transformar em pré-requisitos.
ü  O que pensa sobre a educação formal e a não formal?
A educação é um processo de humanização das pessoas, que ocorre em diferentes espaços e possui especifidades. A educação formal é aquela planejada e intencional, a que ocorre na escola. Porém a educação não se restringe a isso. Ela também está presente no convívio das pessoas, no espaço comunitário. Então podemos considerar que os movimentos sociais e os espaços públicos são potenciais da educação.
ü  O que você pensa sobre Durkheim?
 Pensador importante na estruturação de explicação social da burguesia para o mundo. Intelectual orgânico do liberalismo.
ü  De que modos a educação de Durkheim se põe na realidade atual?
Por meio de controle técnico, planificado, objetivando resultados.
ü  De que modo a pedagogia de Durkheim é operacionalizada em seu cotidiano de trabalho?
Por meio do controle do tempo de trabalho em que a burocracia possui espaço privilegiado

“O homem mais do que formador da sociedade é um produto dela.”
                                                            Durkheim

Bruna Landini / Paula Andreatti Margues / Renata Dominicheli de Moura

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