O BLOG - A IDEIA!
Optar por expor suas ideias em rede mundial não é uma escolha simples. É necessário cautela para dizer o que se pensa, com clareza, objetividade, propriedade e bom senso sem deixar de lado a criticidade e a leitura de mundo que construímos ao decorrer da nossa experiência de vida. Porém a ideia de ter um blog não surgiu do acaso, originou-se com a proposta de avaliação intermodular do curso de pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo no ano de 2012. Por tratar-se de um curso modular, a avaliação abrangerá as seguintes temáticas: Módulo 11 - Diferentes contextos educativos e diferentes sujeitos em formação e módulo 13 - Espaço, tempo e comunicação: a construção da cidadania na cultura. O objetivo é refletir sobre as práticas e olhares inclusivos no contexto da exclusão, já que estamos em uma sociedade excludente, focando na identidade, memórias, cultura, diversidade cultural, desigualdades sociais, linguagens urbanas, mundo do trabalho, o papel do pedagogo na empresa e cidadania.
Reunidas desde o segundo semestre de 2011, as alunas Bruna Landini, Paula Margues e Renata Moura iniciam mais uma avaliação intermodular comprometidas com a qualidade do trabalho e ansiosas para iniciar as postagens, abordando os diferentes sujeitos excluídos e as diferentes exclusões que se dão em nossa sociedade.
Escolher o nome do blog foi mais um desafio já que não é fácil resumir em uma frase o que o blog representa para nós. Daqui do nosso ponto de vista foi a maneira que encontramos de mostrar ao mundo nossas ideias, concepções e opiniões de modo crítico porém entendendo que se limita à um determinado olhar, não necessariamente o verdadeiro, que formou-se a partir da vivência de mundo que tivemos, que está sujeito há mudanças já que somos seres inconclusos e inacabados buscando sempre a vocação de ser mais.
Daqui do meu ponto de vista poderia falar o artista gráfico Escher. Com sua arte, ele nos provoca a pensar que não há somente um modo de ver uma situação, depende do foco, do ponto de partida de sua visão, de concepção, do olhar, de onde olha-se, do contexto que olha-se, depende do seu ponto de vista. Segue abaixo um exemplo, uma das suas obras:
Bruna Landini / Paula Andreatti Margues / Renata Dominicheli de Moura
0 comentários: