DESTAQUE

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

TAYLORISMO, FORDISMO E OS OPERARIOS


Taylorismo e fordismo são formas de organização criadas pelos engenheiros Frederick Winslow Taylor e Henry Ford para a produção industrial que revolucionaram o trabalho durante o século XX. Esses dois sistemas visavam à produção e do lucro ignorando os direitos dos operários.
 O taylorismo aperfeiçoou o processo de divisão técnica do trabalho, sendo que o conhecimento do processo produtivo era de responsabilidade única do gerente, que também fiscalizava o tempo destinado a cada etapa da produção. Outra característica foi à padronização e a realização de atividades simples e repetitivas. 
Por sua vez, o fordismo desenvolveu o sistema de organização do trabalho industrial. A principal característica do fordismo foi à introdução das linhas de montagem, na qual cada operário ficava em um determinado local realizando uma tarefa específica.
http://cineclubeybitukatu.blogspot.com.br/

Tanto o taylorismo quanto o fordismo tinham como objetivos a ampliação da produção em um menor espaço de tempo e dos lucros explorando a força do trabalho dos operários. Infelizmente o sucesso desses dois modelos fez com que varias empresas adotassem as técnicas desenvolvidas por Taylor e Ford, sendo utilizadas até os dias atuais por algumas indústrias


Renata Dominicheli de Moura

0 comentários:

Daqui do Nosso Ponto de Vista.