IDENTIDADE
Nesse semestre tivemos a disciplina Estágio
obrigatório em Educação Infantil, as aulas foram mediadas pela professora
Cleonice Cunha, durante as aulas os alunos discutíram e refletíram sobre as
praticas e ações dentro das instituições.
Como forma avaliativa a professora Cleonice propôs que a
sala se dividisse em grupos para que apresentássemos um trabalho sobre assuntos
presentes na educação infantil. Nosso grupo ficou com um tema muito importante
que está presente na educação infantil diariamente, IDENTIDADE. Como todas as integrantes do grupo estávam fazendo estágio em educação infantil, pensamos que seria
interessante colocar esta proposta no blog, para que possamos refletir sobre a
teoria e a pratica, aspecto que o estágio nos proporciona.
IDENTIDADE
A construção da identidade e a conquista da
autonomia pelas crianças são processos que demandam tempo e respeito às suas
características individuais. Nessa medida, algumas atividades propostas de
forma sequenciada podem ajudá-las nesse processo. No que se refere à formação
da identidade e ao desenvolvimento progressivo da independência e autonomia,
são apontadas aqui aprendizagens prioritárias para crianças até os três anos de
idade: reconhecer o próprio nome, o nome de algumas crianças de seu grupo e dos
adultos responsáveis por ele e valorizar algumas de suas conquistas pessoais.
A colaboração entre pais e professores é
fundamental no acompanhamento conjunto dos progressos que a criança realiza na
construção de sua identidade e progressiva autonomia pessoal. A preocupação em
demarcar o espaço individual no coletivo é imprescindível para que as crianças
tenham noção de que sua inserção no grupo não anula sua individualidade. É
importante que os adultos refiram-se a cada criança pelo nome, bem como
assegurem que conheçam os nomes de todos.
O espelho é um importante instrumento para a
construção da identidade. Por meio das brincadeiras que faz em frente a ele, a
criança começa a reconhecer sua imagem e as características físicas que
integram a sua pessoa.
O desenvolvimento da identidade e da autonomia
está intimamente relacionado com os processos de socialização. Nas interações
sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer
com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento
do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e
aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.
Após uma fase de curiosidade quanto às
diferenças entre os sexos, por volta dos cinco e seis anos, a questão do gênero
ocupa papel central no processo de construção da identidade. No que concerne a
identidade de gênero, a atitude básica é transmitir, por meio de ações e
encaminhamentos, valores de igualdade e respeito entre as pessoas de sexos
diferentes e permitir que a criança brinque
com as possibilidades relacionadas tanto ao papel de homem como ao da mulher.
Assim como a questão de gênero, a identidade de uma criança exige uma atenção
constante por parte do professor, para que não sejam reproduzidos, nas relações
com as crianças, padrões estereotipados.
Renata Dominicheli de Moura
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