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sexta-feira, 30 de novembro de 2012

IDENTIDADE



Nesse semestre tivemos a disciplina Estágio obrigatório em Educação Infantil, as aulas foram mediadas pela professora Cleonice Cunha, durante as aulas os alunos discutíram e refletíram sobre as praticas e ações dentro das instituições.
Como forma avaliativa a professora Cleonice propôs que a sala se dividisse em grupos para que apresentássemos um trabalho sobre assuntos presentes na educação infantil. Nosso grupo ficou com um tema muito importante que está presente na educação infantil diariamente, IDENTIDADE. Como todas as integrantes do grupo estávam fazendo estágio em educação infantil, pensamos que seria interessante colocar esta proposta no blog, para que possamos refletir sobre a teoria e a pratica, aspecto que o estágio nos proporciona.


IDENTIDADE
A construção da identidade e a conquista da autonomia pelas crianças são processos que demandam tempo e respeito às suas características individuais. Nessa medida, algumas atividades propostas de forma sequenciada podem ajudá-las nesse processo. No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento progressivo da independência e autonomia, são apontadas aqui aprendizagens prioritárias para crianças até os três anos de idade: reconhecer o próprio nome, o nome de algumas crianças de seu grupo e dos adultos responsáveis por ele e valorizar algumas de suas conquistas pessoais.
A colaboração entre pais e professores é fundamental no acompanhamento conjunto dos progressos que a criança realiza na construção de sua identidade e progressiva autonomia pessoal. A preocupação em demarcar o espaço individual no coletivo é imprescindível para que as crianças tenham noção de que sua inserção no grupo não anula sua individualidade. É importante que os adultos refiram-se a cada criança pelo nome, bem como assegurem que conheçam os nomes de todos.
O espelho é um importante instrumento para a construção da identidade. Por meio das brincadeiras que faz em frente a ele, a criança começa a reconhecer sua imagem e as características físicas que integram a sua pessoa.
O desenvolvimento da identidade e da autonomia está intimamente relacionado com os processos de socialização. Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.
Após uma fase de curiosidade quanto às diferenças entre os sexos, por volta dos cinco e seis anos, a questão do gênero ocupa papel central no processo de construção da identidade. No que concerne a identidade de gênero, a atitude básica é transmitir, por meio de ações e encaminhamentos, valores de igualdade e respeito entre as pessoas de sexos
diferentes e permitir que a criança brinque com as possibilidades relacionadas tanto ao papel de homem como ao da mulher. Assim como a questão de gênero, a identidade de uma criança exige uma atenção constante por parte do professor, para que não sejam reproduzidos, nas relações com as crianças, padrões estereotipados.


Renata Dominicheli de Moura

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