ALUNOS DA EJA, QUEM SÃO ?
A
EJA é definida pelos professores Moacir Gadotti e José Eustáquio Romão como um
espaço no qual os/as trabalhadores/as lutam para superar condições precárias de
vida em todas as suas perspectivas sociais, tais como: moradia, saúde,
alimentação, transporte, emprego, entre outras. A realidade dos/as alunos/as
que frequentam a EJA é complexa e diversa. O parecer do Conselho
Nacional
de EJA de 2000 define esses alunos/as como:
http://www.ipatinga.mg.gov.br |
(...) homens e mulheres,
trabalhadores empregados e desempregados/das ou em busca do primeiro emprego;
filhos, pais e mães; moradores urbanos de periferias, favelas e vilas. São
sujeitos sociais e culturais marginalizados nas esferas socioeconômicas e
educacionais, privados do acesso à cultura letrada e aos bens culturais e
sociais, comprometendo uma participação mais ativa no mundo do trabalho, da
política e da cultura. (...) Trazem a marca da exclusão social, mas são
sujeitos do tempo presente e do tempo futuro, formados pelas memórias que os
constituem como seres temporais (...) Muitos nunca foram à escola ou dela
tiveram que se afastar, quando crianças, em função da entrada precoce no
mercado de trabalho, ou mesmo por falta de escolas. Jovens e adultos que,
quando retornam à escola, o fazem guiados pelo desejo de melhorar de vida ou por
exigências ligadas ao mundo do trabalho. São sujeitos de direitos,
trabalhadores que participam concretamente da garantia de sobrevivência do
grupo familiar ao qual pertencem.
Bruna Landini
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